O que você sabe sobre investir na indústria da cannabis?
- marissaswietza
- 5 de out. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2021

Há um número crescente de empresas de cannabis anunciando a entrada em bolsas de valores nacionais e internacionais - aqui exploramos o investimento na indústria da cannabis.
À medida que um número crescente de países e estados se move para legalizar e regulamentar a compra, produção e cultivo de cannabis, o mercado está respondendo de acordo. O cultivo e o consumo legalmente sancionados de cannabis para uso adulto e para fins medicinais estão se tornando cada vez mais prevalentes; e os produtos que contêm cannabis e seus derivados estão em alta no mercado. Mas o que as pessoas precisam saber quando se trata de investir na indústria da cannabis? Em 2018, o mercado global de cannabis medicinal valia $ 13,4 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta projetada de 26,4%; o que significa que seu valor pode aumentar para US $ 148 bilhões até 2026. As vendas de produtos contendo CBD alcançaram US $ 1,9 bilhão (€ 1,71 bilhão) em 2018; e espera-se que aumente para $ 20 bilhões (€ 17,98 bilhões) até 2024. Com um número crescente de empresas de cannabis anunciando sua entrada em bolsas de valores nacionais e internacionais, a MCN explora o mundo do investimento em cannabis.
Investir na indústria da cannabis: o próximo grande sucesso?
Até o momento, nenhuma empresa de cannabis está listada no FTSE, deixando os investidores do Reino Unido para testar as águas dos mercados de ações internacionais. Um número crescente de empresas norte-americanas está listando nas bolsas americanas e canadenses, enquanto a Europa tem visto um boom nos fundos negociados em bolsa.
Zeta Ceti, fundador e CEO da Green Rush Consulting, disse à MCN: “Os principais benefícios de investir na indústria da cannabis é que, como investidor, você estará no piso térreo de uma nova indústria que pode render mais retorno. Também há uma quantidade significativa de inovação no espaço com muito espaço para crescimento. As principais desvantagens são risco significativo, incerteza; e equipes de gestão pobres sem execução adequada. ”
O que podemos aprender com o Canadá?
O Canadá está na vanguarda do mercado global de cannabis, tanto em termos comerciais quanto medicinais. A adoção precoce pelo país da cannabis medicinal legalizada - e, mais tarde, do uso adulto -, em conjunto com a abordagem regulatória leve favorecida pelo governo canadense, contribuiu para um boom na produção canadense de cannabis; tanto com a formação de novos negócios dedicados aos produtos de cannabis quanto com a expansão de entidades existentes para atender à crescente demanda dos consumidores. Além disso, a abordagem permissiva do Canadá ao cultivo de cannabis significa que os produtores canadenses são frequentemente chamados a importar cannabis para países cuja legislação está alguns anos atrás da do Canadá, mas cuja demanda está crescendo com a mesma rapidez. Poucos Estados-Membros da UE estão preparados para produzir os seus próprios derivados da cannabis; e mesmo quando os projetos de cultivo intra-UE estiverem plenamente operacionais, demorará alguns anos até que sejam capazes de atender às demandas do mercado interno.

Explorando o crescimento do mercado europeu de cannabis medicinal
Desde o início de 2019, houve uma dezena de fusões e aquisições ou acordos de colocação privada com valores acima de € 5 milhões envolvendo empresas focadas em cannabis medicinal na Europa. No total, cerca de € 100 milhões de dinheiro novo foram investidos em empresas com foco na maconha medicinal em toda a Europa nos últimos 18 meses. Embora isso represente um aumento acentuado em comparação com o período antes de 2019, ainda estamos longe dos níveis experimentados na América do Norte, onde mais de US $ 3 bilhões foram investidos no mercado de cannabis medicinal por meio de mais de 450 negócios em 2019.
Crescimento significativo apesar de vários fatores limitantes e restrições
Na Alemanha, os produtos de cannabis medicinal são vendidos exclusivamente em farmácias e só são prescritos pelos médicos como remédio de último recurso, se o paciente tiver esgotado todas as outras vias de tratamento. Havia 267.348 prescrições em 2019. Apesar de uma demanda continuamente crescente, o mercado continua altamente restrito. Em primeiro lugar, apenas um número limitado de médicos (cerca de 2.000 a 3.000, menos de 5% do total alemão) prescreve produtos de cannabis medicinal. A grande maioria dos médicos ainda não se sente confortável ou instruída o suficiente no assunto para fazê-lo. Em segundo lugar, o fornecimento de medicamentos ainda é insuficiente. Atualmente, apenas cerca de 10% das 20.000 farmácias na Alemanha vendem produtos de cannabis medicinal. Além disso, 2019 foi caracterizado por várias interrupções na cadeia de abastecimento, quando problemas de qualidade tiraram temporariamente marcas como Aurora das prateleiras. As prescrições são para marcas específicas e se a marca não estiver disponível, o paciente deve retornar ao médico para outra receita. Atualmente a Alemanha depende 100% das importações, com flores de cannabis sendo fornecidas do Canadá, Holanda e marginalmente de Portugal. Existem cerca de 10 cultivadores certificados EU GMP (Good Manufacturing Practice) autorizados a exportar seus produtos para a Alemanha, limitando as fontes de abastecimento. Nos próximos meses, a situação vai evoluir à medida que se espera que mais cultivadores recebam autorização para vender para a Alemanha.
Quem serão os prováveis vencedores?
A distribuição de flores de cannabis medicinal na Alemanha é atualmente relativamente simples, pois a demanda excede a oferta. O principal desafio para os distribuidores é garantir cannabis medicinal de alta qualidade. No entanto, à medida que o mercado cresce, o principal fator de sucesso será a capacidade de atingir todos os principais interessados. Os distribuidores precisarão ter grandes equipes de vendas dedicadas no local para atingir os 70.000 médicos e 20.000 farmácias do país. À medida que o mercado amadurece, ele convergirá para os padrões farmacêuticos mais tradicionais. Os vencedores serão as empresas com experiência no mundo farmacêutico, capazes de fechar negócios com seguradoras; oferecendo uma cadeia de suprimentos e configuração de logística impecáveis; e um portfólio de produtos adaptados às necessidades dos pacientes. Do ponto de vista do produto, esperamos ver melhorias na formulação galênica e na consistência, estabilidade e, acima de tudo, eficiência do produto. Prevemos que as empresas vencedoras serão pioneiras em:
Garantir um abastecimento estável, de longo prazo e de alta qualidade por meio de sólidos contratos de offtake, garantindo que os produtos de marca própria estejam constantemente nas prateleiras das farmácias.
Ter uma equipe de vendas nacional estabelecida para atender a toda a profundidade do mercado, de modo que seus produtos sejam prescritos e distribuídos em cidades progressistas como Berlim ou Hamburgo, bem como nas pequenas cidades da Alemanha rural.
Ter como alvo todas as partes interessadas: pacientes, médicos, farmácias e seguradoras de saúde.
Oferecer uma gama completa de produtos de qualidade adaptados às várias necessidades dos pacientes
Eduque os prescritores.
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